A festa dos brigadeiros: conheça novos tipos dessa delícia

O doce agora tem tipos para todos os gostos: tradicionais, etílicos, com frutas, no potinho ou no tubinho
Fonte: senhorbrigadeiro.com
A vontade de comer brigadeiro pode vir após o almoço, no meio da tarde e até mesmo no café da manhã. O doce é um clássico que resiste ao passar do tempo e nunca fica fora de moda. Uma festa de criança perde um pouco a graça se ele não estiver presente. E quem não esquece a balança quando está de frente para um?
Ultimamente, o brigadeiro ganhou atenção especial. Culinaristas e apaixonados por doces começaram a fazer testes que resultaram em novos tipos dessa delícia. Já não dá para contar nos dedos a quantidade de sabores do docinho que estão disponíveis no mercado.
O chocolate ganhou novas misturas, mas as embalagens e formatos também chamam atenção. É possível encontrar brigadeiros em tubos, copinhos, minixícaras e panelinhas (para comer de colher). O doce também virou presente especialmente embalado em caixas de tecido ou então com vinhos e champanhe como acompanhamento.

Fonte: senhorbrigadeiro.com
As inovações no sabor do brigadeiro começam na sua matéria-prima principal: o chocolate. Seus diversos tipos permitem inovar nas receitas. A mais utilizada é a versão em pó, feita com amêndoa de cacau moída. Ela não deve ser substituída pelos achocolatados, que na verdade são uma mistura de chocolate em pó, leite e muito açúcar, que altera o sabor do doce.
Versões diferenciadas e até mesmo menos calóricas do brigadeiro podem ser feitas com o chocolate amargo, que tem maior concentração de cacau, geralmente acima de 70%. Esse tipo tem menos açúcar e é o que mais oferece as propriedades benéficas do cacau. Os brigadeiros Noir são produzidos com base nesse chocolate. Para quem preferir um sabor menos acentuado, há opções chamadas de meio amargo, pois possuem menor concentração de cacau (cerca de 50%).
O tradicional chocolate ao leite não fica de fora das receitas. Nele, parte da massa de cacau é substituída por leite em pó, por isso ele tem textura mais cremosa e um sabor mais adocicado.

Fonte: senhorbrigadeiro.com
O chocolate branco também dá origem a receitas de brigadeiro. Ele é feito de manteiga de cacau, açúcar e leite e é o mais doce dos tipos (e o mais calórico também!).
Quem quiser cobrir o brigadeiro com algo além do granulado, pode optar pelo chocolate para cobertura, que tem alta concentração de manteiga de cacau. Esse tipo derrete com facilidade e tem mais brilho.
No caso dos brigadeiros, a opção menos utilizada é o chocolate diet, cujo açúcar é substituído por outras substâncias, como a sacarina.

Sabores difíceis de resistir

Variar no tipo de chocolate utilizado é apenas um dos modos de inovar no brigadeiro. Os ingredientes incorporados a ele é que tem chamado mais atenção.
Os novos tipos do doce incluem sabores como castanha de caju, leite ninho, pistache, avelã, amêndoas e nozes. Se o diferencial não estiver na massa, pode estar na cobertura, com flocos de coco, por exemplo. Nem o cafezinho escapou das receitas.

Fonte: brigadeirobistro.com.br
Tem ainda as opções com frutas, como framboesa, e também o azedinho do damasco e do limão. E esses brigadeiros não são difíceis de fazer: o de paçoca, por exemplo, tem amendoim, não tem chocolate e é bem fácil de preparar.
A consistência do doce também pode mudar. A versão para comer de colher é, geralmente, mais cremosa.
O doce também pode ser um luxo à parte, quando preparado com ingredientes importados e chocolate belga. Nas massas dos brigadeiros gourmets, é possível encontrar especiarias orientais combinadas com chocolate ao leite, licor de maraschino e cereja ou chocolate 60% cacau combinado com Jack Daniel’s.
Outro exemplo é o brigadeiro cappuccino, composto por chocolate branco, chocolate ao leite e café – uma delícia para ser degustada a qualquer hora do dia.
Há ainda aqueles ingredientes mais inusitados. Já imaginou provar um brigadeiro etílico? Saiba que ele existe, e pode ser encontrado em versões com Amarula, vinho do porto ou a brasileiríssima cachaça.
Outros tipos diferenciados são o de doce de leite com coco, mel, gengibre ou com cobertura de gergelim. Os brigadeiros podem ainda ser picantes, como os de pimenta; refrescantes, como os de menta; calmantes, como os de capim limão e até mesmo ricos em fibras, como aqueles que levam granola na cobertura.
Será difícil controlar o paladar para não sentir a diferença na balança após provar todos estes tipos de brigadeiro.

Delícia de presente

Fonte: senhorbrigadeiro.com
As embalagens são uma tentação à parte na moda dos brigadeiros. O visual também ajuda a inovar: as caixas e fitas deixam qualquer um com mais vontade de comer.
Empresas de design desenvolvem estampas exclusivas para marcas especializadas no doce. Todas visam a ser perfeitamente anatômicas para evitar qualquer dano ao produto durante o transporte. Além disso, tornam os brigadeiros um presente que qualquer um gostaria de ganhar.
Além disso, existem embalagens que possibilitam que os brigadeiros sejam acompanhados de vinhos ou champagnes, que deixam o presente mais sofisticado.
Quem quiser usar o doce como lembrança em ocasiões especiais, como casamentos, aniversários e nascimentos, pode optar pelos brigadeiros em tubinho, potinho, no palito, minixícaras ou panelinhas. As embalagens podem ser customizadas de acordo com a necessidade e também com logos de empresas.
Depois de tantas delícias, é difícil resistir a vontade de correr para comer o doce. Você também pode criar novos sabores, de acordo com o seu gosto. Confira a receita do brigadeiro tradicional e deixe sua imaginação fluir.

Fonte: brigadeirobistro.com.br

Brigadeiro


1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
4 colheres de sopa de chocolate em pó
Chocolate granulado para fazer as bolinhas.

Modo de preparo

1. Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó
2. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau
3. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
4. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado
5. As forminhas você encontra em qualquer supermercado
O tempo de preparo é de 25 minutos e rende 30 porções.

Comentários