Cabelo e seus cortes pra rejuvenecer e afinar o rosto

Cortes de cabelo que emagrecem

Descubra alguns truques de mestre para afinar o rosto e realce a sua beleza própria em instantes
Que mulher não gostaria de melhorar a aparência sem precisar fazer muito esforço? Todas nós. Pois a cabeleireira Simone Petinatti, do salão Voilà, de São Paulo, é uma grande aliada nessa tarefa. Aqui, ela revela truques valiosíssimos para ajudar mulheres que querem "perder uns quilinhos" em instantes só com a ação da tesoura. Confira a transformação de três leitoras e veja qual das opções de corte tem mais a ver com você: moderna, clássica ou descolada.

5 truques de cabelo para afinar o rosto

• Se você tem bochechas salientes, procure evitar penteados com cabelo muito liso e sem volume
• Evite a franja tradicional
• Jamais adote o chanel clássico, que destaca exatamente o formato circular da face
• Fuja dos looks com o cabelo repartido no meio
• Esqueça o rabo-de-cavalo.

Moderna

"Ficou o máximo, nem me reconheço. O rosto afinou, fiquei mais jovem!"

Elisa

Cortes de Cabelo
Antes
Elisa Marques chegou decidida a mudar. Queria assumir seus cachos — que, aliás, ela adora. "Estou cansada de fazer escova. Quero fugir da ditadura dos cabelos lisos!", disse Elisa.
Depois
Simone cortou pra valer! Deixou o cabelo bem curtinho na nuca, para alongar e destacar o pescoço. Já na parte superior da cabeça, caprichou no repicado. "O truque é criar bastante volume no topo da cabeça. Com isso, o rosto fica mais alongado e fino", explica Simone.

Clássica

"Adorei. Não cortava o cabelo havia muito tempo, com medo da empolgação do cabeleireiro. Mas a Simone cortou pouquinho, e fez muita diferença!"

Elizabete

Cortes de Cabelo
Antes
Elizabete Macedo estava com o cabelo muito ressecado nas pontas e sem corte algum. Queria mudar o visual, mas sem diminuir muito o comprimento.
Depois
"Fios compridos, com repicado suave na altura do queixo e franja lateral bem levinha, disfarçam rostos redondos, já que esse corte confere movimento", explica Simone. "É um corte elegante, sofisticado, mas prático de manter", acrescenta.

Descolada

"Amei o resultado! Os fios continuam lisos e parece que perdi uns 3 kg!"

Juliana

Cortes de Cabelo
Antes
Juliana Simplício tem escova definitiva no cabelo. Ela gosta de seus fios lisos, mas achava que estavam sem graça, um pouco espichados.
Depois
Simone desfiou o cabelo de Juliana. Deixou os fios bagunçados, mesmo. "O corte com a lateral marcada no maxilar é perfeito para afinar os traços de quem tem rosto redondo. O desfiado no topo da cabeça e os fios desconectados ajudam a equilibrar o visual e a criar uma proporção harmoniosa. Já a franja, cortada em diagonal, delineia o formato da face. O resultado é um triângulo, dissolvendo o arredondado do rosto", explica a cabeleireira.

O corte de cabelo certo para o seu rosto

Cortar o cabelo sempre exige um pouco de coragem, principalmente de quem cultiva longas madeixas. E o medo depois se o corte não ficar bom? Já que para escolhermos o corte que vai para a nossa cabeça pesamos desde as novas tendências até a sugestão da amiga, pelo menos é bom sabermos se esse corte é indicado ou não para o seu tipo de rosto.
Os traços de sua fisionomia podem ser totalmente alterados, para melhor ou pior, conforme o corte dos cabelos, já que eles funcionam como uma espécie de moldura da face. Para poder escolher o visual mais favorável a seu tipo, confira os sete formatos básicos de rosto e os cortes indicados para deixá-los mais bonitos e harmoniosos.

OVAL

Considerado o formato ideal, pois apresenta medidas equilibradas, sem ângulos fortes e com distância proporcional entre testa e queixo. Tem tamanho menor do que os outros rostos e aceita qualquer tipo de corte ou penteado, desde que deixe as feições em evidência, com os fios afastados. Quem tem sorte de ter este tipo de rosto deve tirar partido das linhas perfeitas, evitando escondê-las com franjas espessas e excesso de pontas na direção da face.

HEXAGONAL

A testa estreita, com cabelos nascendo próximos aos olhos e sobrancelhas, e o queixo fino contrastam com as bochechas salientes. O mais indicado é suavizá-las, dando destaque para as mechas laterais, que podem ser incrementadas com permanente em fios muito lisos. Tome cuidado para não exagerar no volume dos fios da parte superior da cabeça e fique longe de cortes muito curtos, que deixam este tipo de rosto ainda mais largo.

TRIANGULAR

Tem testa larga e achatada, maçãs de rosto estreitas e queixo pequeno, como se fosse um triângulo invertido. Cortes com volume entre queixo e pescoço ajudam a compensar a desproporção da parte inferior da face. Mas tome o cuidado de deixar os fios em direção contrária ao rosto. Se a testa for muito longa, evite puxar os cabelos para trás, em topete, pois parecerá maior ainda. O melhor é uma franja mais leve com os fios desfiados ou bem repicados.

REDONDO

Possui bochechas generosas, testa curta e queixo pequeno. O truque para suavizar o aspecto "achatado" deste tipo de fisionomia é alongar suas linhas com cortes que deixem as mechas laterais, médias ou longas, com as pontas viradas para o rosto e possibilitem a modelagem de "topetes" para criar o volume necessário na parte superior da cabeça. Evite ao máximo cabelos muito curtos, com volume lateral excessivo ou fios repicados na altura do queixo.

QUADRADO

Testa grande, maças do rosto e maxilar com a mesma largura. Como no rosto retangular, é preciso desviar a atenção dos ângulos retos, privilegiando os comprimentos médios e longos. Cortes com as pontas viradas para o rosto, em fios desfiados ou repicados apontando para o queixo e com aumento de volume no topo da cabeça são indicados para este tipo de face. Se os fios forem lisos e o corte reto, experimente modelar a parte da frente em um "topete".

RETANGULAR

Este tipo de rosto é longo e anguloso, pois apresenta grande distância entre os olhos e o queixo, além de maxilares alinhados com a testa. É preciso suavizar o contorno facial, criando linhas que disfarcem o tamanho exagerado da face. Uma boa opção é a franja "falsa", com apenas alguns fios desfiados, para deixar a testa menos evidente, e laterais repicadas. Evite cabelos muito compridos, que destacam o formato alongado e o estilo super liso, com fios grudados à cabeça, pois não contribuem para suavizar o rosto.

O corte ideal para o seu rosto

Para conquistar fios bonitos nem pense em fugir da tesoura. O corte certo valoriza o rosto e o seu tipo de cabelo.
Mudar radicalmente o visual, manter o comprimento, optar por versões modernas ou mais tradicionais ou pensar em algo que agrade mais aos outros do que a si mesma, as perguntas são sempre as mesmas.
Nas décadas de 20 e 30, o corte de cabelo indicava o estilo de vida que a pessoa levava, ressaltando o seu caráter e posição na sociedade. As senhoras de cabelos presos eram consideradas comportadas, as que usam os fios soltos eram classificadas como despudoradas e rebeldes. Já os homens de cabelos curtos eram sérios e bom partido para casarem e os que tinham as madeixas compridas transmitiam a imagem de relaxados e de má índole.
Com o passar do tempo, o cortar perdeu este contexto e o visagismo do francês Visage, que significa looks que harmonizam o rosto com fios desconexos é o que dita a moda.
Podemos dizer que o corte deixou de ser algo relativo aos grupos e passou a ser individual.
Os profissionais de beleza capilar se especializaram em técnicas de corte e proporcionam a cada cliente um toque especial. Hoje, as tesouras são de vários tipos - fio navalha, fio laser, fio bi-dentado, fio dentado. São tantos modelos que produzem efeitos distintos nas mãos de técnicos na arte do cortar. Para que o corte seja perfeito, o cabeleireiro deve conhecer bem a pessoa e suas expectativas com o novo visual. Formato do rosto, tonalidade de pele, cor dos cabelos e olhos, personalidade, expressão dominante (frente / perfil) e o meio social em que o indivíduo vive são dados importantes para compor as mudanças.
Os tipos mais comuns de formatos de rostos são:

Oval

Considerado o mais simétrico. Geralmente possui 7,5cm de distância entre os eixos da testa às sobrancelhas, das sobrancelhas ao nariz, do nariz ao queixo. Para este tipo de rosto é indicado cortes médios - na altura dos ombros - desfiados nas laterais e na franja.

Triangular

As bases abaixo das orelhas são salientes com afunilamento do queixo e exige cabelos médios a longos para atenuar as laterais da face e modelos repicados.

Redondo

Este é um dos mais complicados, pois exige cortes retos, proporcionando peso aos fios, sem franjas, dando ao cabelo a função de disfarçar e atenuar o formato do rosto.

Quadrado

Cortes arredondados - tipo channel - na altura do pescoço e repicados que estimulem as laterais do cabelo para frente. Evite franjas curtas, estilo falsa, para não marcar mais as formas.

Retangular

Geralmente encontrado em homens e mulheres magros com pescoços alongados. O ideal sempre é suavizar com franjas na diagonal, retirar o excesso de volume na parte superior da cabeça também ajuda. Não use fios retos, marcados e procure ousar nos cortes assimétricos e desconexos.

Todo corte de cabelo tem conserto

Os poderes de uma tesoura são incalculáveis. Você entra no salão, entrega a cabeça nas mãos do cabeleireiro e espera sair dali esfuziante, minutos depois. O diabo é que a alteração de humor, que acontece mesmo, nem sempre é assim tão positiva. Às vezes, tudo o que você sonha é voltar no tempo e desfazer as picotadas. Demorei seis meses para deixar meu cabelo crescer, coisa que não fazia desde 12 anos , afirma a terapeuta Camila Naona, de 29 anos.
Há um mês, decidi ir ao salão para repicar as pontas e fazer uma franjinha. Mas a cabeleireira alucinou e me deixou com um cogumelo na cabeça. Surtei! , afirma ainda com raiva. Ela chorou (de verdade, com lágrimas e soluços), reclamou, voltou ao salão... e acabou tendo de ser conformar com um corte joãzinho, única alternativa possível para amenizar o problema imediatamente. (encontre os melhroes cuidados para o seu cabelo) Se você já experimentou essa violência estética, no entanto, saiba que existem algumas soluções capazes de contornar os problemas mais comuns (como volume demais, franja muito curta ou repicados que lembram um passarinho arrepiado). Dona de um sofisticado instituto de beleza em São Paulo, a psicóloga Eliana Brunelli Yazbek sabe disso e faz de tudo para evitar colapsos nervosos entre suas clientes. Uma longa conversa, antes de qualquer procedimento, é essencial , afirma. Isso é importante para que a cliente se sinta mais segura e para que o profissional possa explicar se o corte é, realmente, indicado para o tipo de cabelo e de rosto que ela tem .
Mas quando o bate-papo não cumpre a função profilática e medidas de emergência são necessárias, as dicas da Eliana são uma boa pedida anti-traumas. Confira, guarde e torça para nunca precisar de nenhuma delas.

Depois que lavei a escova, meu repicado armou demais.

O problema é campeão absoluto de reclamações. Normalmente, o corte fica lindo com a ajuda do secador, mas basta uma borrifada de água para que tudo despenque. Uma maneira de evitar? Se o corte ficou bom com a escova, então o cabeleireiro poderia ter perguntado se você tem o hábito de fazer isso (sozinha ou mesmo no salão). Caso a resposta fosse positiva, não haveria crise. É obrigação do cabeleireiro falar sobre a manutenção do corte, explicando o que será necessário em cada caso , afirma Eliana. Bom, mas quando o estrago já foi feito, restam basicamente duas opções: a primeira delas é cortar mais, retirando o excesso de repicados. No caso dos cabelos mais crespos, algum tipo de relaxamento também pode aliviar o volume excessivo. Que ninguém fique bravo comigo, mas cabelo cresce. Então, uma solução fácil é simplesmente andar com ele preso por uns meses e esperar , diz. (faça em casa uma escova como a do salão)

Minha franja não cobre nem metade da testa, de tão curta. Fiquei com cara de idiota!

A maioria dos profissionais prefere cortar os fios ainda molhados. Isso evita que as pontas fiquem desalinhadas e facilita a divisão por igual. O problema? Sim, você adivinhou: quando seca, encolhe. No comprimento, essa diferença não costuma dar muita zebra. Mas na franja a coisa complica. Para evitar a raiva, a dica é cortar a franja com dois ou três dedos de sobra do tamanho que você imagina (quanto mais cacheado o cabelo, maior tem de ser a sobra). Na hora de conviver com o mal, entretanto, o jeito é explorar a criatividade. Use a franja para o lado e prenda com umas fivelinhas; ponha umas tiaras ou uma faixa de tecido com as pontas longas, caídas nas costas , sugere Eliana. Ela ainda propõe um topete armado com gel ou pomada para quem tiver tendências mais ousadas.

Os desfiados diminuíram o volume, e meu cabelo ficou sem graça.

Quem tem fios muito finos e lisos sofre com o problema.
Às vezes, os desfiados que deveriam dar mais movimento acabam encolhendo o visual. Para não ficar dependente de mousses ou pomadas, uma alternativa é submeter os fios a alguma tintura. Colorações e mechas engrossam o cabelo, dando mais charme e, ao mesmo tempo, um pouco de volume , ensina Eliana.

O cabelo ficou curto demais para prender, mas com muito volume.

Um relaxamento é a melhor opção. O único problema é que os fios muito curtos começam a dar diferença logo, exigindo retoques freqüentes na raiz (a não ser que a sua seja lisa). Caso não queira fazer nenhum tratamento de base química, o jeito é se virar com acessórios enquanto os fios não crescem. Troque o elástico pelas presilhas e pelos grampos para controlar as tendências esvoaçantes do cabelo.

Os fios próximos ao rosto foram desfiados e ficaram lindos, mas estão quebrando muito.

Para garantir que seu cabelo vai crescer sem quebrar, a solução é hidratar e reconstruir semanalmente. Você pode fazer isso no salão, nas primeiras vezes, e pedir ao cabeleireiro indicações de produtos para usar em casa.
Fazer um novo corte dali a dois meses também é essencial para tirar as pontas desfiadas. Mas fique atenta: não deixe o profissional desfiar os fios nessa ocasião , alerta a proprietária do Brunelli Yasbek Instituto de Beleza. (progressiva de mel hidrata o cabelo)

Experimentei fazer luzes, mas elas ficaram muito claras.

A primeira atitude é analisar se houve excesso de mechas descoloridas ou se os fios clareados ficaram tempo demais sob ação química. O primeiro caso é bem mais simples de resolver: basta separar algumas mechas e tingi-las com um tom um pouco mais escuro, formando um degradê. Se o que te incomoda, no entanto, é uma loirice muito forte, peça ao cabeleireiro que faça um reflexo contrário. Ele vai escurecer os fios com um tonalizante, produto sem amônia e que, portanto, pode ser usado no mesmo dia em que você fez o tratamento.

Regras básicas para não errar

Existem algumas regras que sempre ajudam a definir um corte de cabelo, independente da moda.
Mulheres altas de ombros largos e cabeça pequena
Devem evitar cabelos curtos, batidos na nuca, pois a cabeça parece ficar desproporcional ao corpo.
Mulheres de pescoço longo e queixo grande ficam bem com franja volumosa e corte abaixo do queixo.
Orelhas grandes desaparecem em baixo dos cabelos com um corte desfiado e mais comprido nas laterais.
Cabelos longos "achatam" as baixinhas.
Cabelos curtos e batidos na nuca alargam o rosto, e combinam com rostos compridos.
O corte Chanel curto com franja, fios retos e na altura das bochechas afina os rostos redondos.

O formato define o design

É bom ter sempre em mente que é preciso considerar o formato do rosto, tipo físico, e tipo de cabelo - Um bom corte faz muita diferença!
O rosto é o identificador característico da pessoa, é particular, único, salvo raras exceções, como os gêmeos ou alguns traços similares.
De maneira geral os rostos são caracterizados em: oval, redondo, quadrado, retangular, triangular, e losangular. Vá para a frente do espelho e observe o que vê, quais são seus traços principais?

OVAL

Se traçarmos uma linha horizontal desde a raiz dos cabelos na testa até as sobrancelhas, e outra desse ponto até a extremidade do nariz, e desta até a ponta do queixo, teremos três partes iguais, com a largura um pouco maior na testa, afinando até o maxilar superior e que termina ovalada no queixo. Se você é a felizarda que tem esse desejo de rosto, pode comemorar: para esse formato de rosto qualquer tipo de corte se amolda perfeitamente.

REDONDO

Como é indicativo do nome, é praticamente idêntico nas medidas da altura e largura.
O uso mais apropriado é de franjas e o corte até os ombros com volumes laterais para harmonizar rosto e cabelos.

QUADRADO

Possui as medidas mais ou menos idênticas na largura da testa e dos maxilares. No geral a largura é pouco menor que a altura do rosto.
Cortes indicados: Longos ou curtos com volumes laterais, repicados ou com pontas irregulares que afinem os traços do rosto.

RETANGULAR

Apresenta as características do rosto quadrado, porém maior ainda no comprimento. O corte deve ser de maneira a permitir ser repartido do lado ou franjas irregulares, longos ou curtos. Os cabelos devem emoldurar o rosto, nunca presos ou puxados para trás.

TRIANGULAR

Sua largura maior é na testa, descendo essa largura vai se estreitando até o maxilar superior, acentuando o estreitamento até o queixo, afinado.
O corte deve proporcionar harmonia para a largura da testa, com franjas ou cabelos soltos que cubram as laterais do rosto dando volume sobre as orelhas.

LOSANGULAR

A largura, vai se estreitando partindo da linha dos olhos até a raiz dos cabelos, e, mantendo desde a linha dos olhos até a linha da ponta do nariz largura idêntica e estreitando até a ponta do queixo.
Corte com volume, franja grande cortada pela altura do queixo dando a impressão de ter sido cortada a alguns meses, ondas largas, cabelos soltos.

CORTES PARA CABELOS MUITO CACHEADOS

A beleza afro-etnica já é por si só exótica, de modo geral os traços característicos de cada rosto harmonizam-se em todo o conjunto, valendo as regrinhas acima. Este tipo de cabelo é idêntico ao de outras raças em relação a sua composição - a queratina, mas é diferenciado na sua textura, forma e quantidade de água. Na análise microscópica ele tem o aspecto elíptico, achatado, enquanto o cabelo europeu é oval, e o oriental é redondo. vamos ver o que fica bem para estes cabelos crespos demais:

CURTOS

Cortados dessa forma propiciam mais facilidade e praticidade nos cuidados diários, principalmente para quem não tem tempo suficiente para se dedicar a eles. Combinam bem para pessoas de rostos pequenos, também para a faixa etária acima dos 40. Penteados repartidos de lado, com pontas irregulares definidas por pomadas, gloss ou ceras especiais para cabelo doam um visual moderno e bem cuidado. Inspire-se na sexy Halle Berry, parceira de James Bond em 007 e Um Novo Dia Para Morrer (Die Antoher Day).

CORTE MÉDIO

São bem propícios para quem possui o rosto do tipo quadrado e largo. Permite um bom número de penteados, bem variados. Em perfeita consonância com a moda geral, pode ser relaxado e estilizado, como os da mulata globeleza Valéria Valenssa.

LONGOS

São extremamente charmosos, porém requerem um tempo extra para seus cuidados. E amoldam bem com um relaxado descontraído - escovados e enrolados, modelados com cachos, penteados presos com fitas ou adereços ou alisados e soltos. Mas se quiser radicalizar para o liso total, escolha um bom profissional e entregue seu cabelo a técnica de alisamento químico, para pousar como a cantora americana Beyoncé Knowles.
E lembre-se sempre que qualquer corte precisa de manutenção para se manter estético. Curtos e médios merecem revisão mensal, longos a cada trimestre. Não dê férias para seu hair stylist, afinal é ele que mantém seu rosto bem emoldurado.

Comentários